top of page
  • Foto do escritordradaniellefava

Comprometimento com a mudança na alimentação

Muitas pessoas chegam ao consultório de um nutricionista querendo ser emagrecidas. Isso mesmo: As pessoas não querem emagrecer, querem ser emagrecidas. Algumas pessoas passam anos e anos pulando de consultório em consultório, seguindo essa ou aquela dieta sem atingir o seu objetivo. As vezes culpam o profissional, culpam a dieta que não deu certo mas na verdade não percebem que não conseguem perder ou manter o peso porque não estão dispostas a agir ou seja não estavam comprometidas com as mudanças na sua vida.


As pessoas costumam buscar um “salvador da pátria” quando se trata de alimentação, exercícios e emagrecimento. Um super alimento que acaba com a barriga, um aparelho que elimina todas as gorduras sem esforço. Procuram o imediato, o mais rápido. Querem o milagre. Porém, isso não existe. Se existisse, não haveria ninguém gordo no mundo e não é essa a realidade. Só no Brasil, metade da população está na faixa de sobrepeso.

Pior ainda, procuram justificativas e desculpas por não atingir seus objetivos: metabolismo lento, tireoide, marido, filho, trabalho, esposa, festa, feriado, ferias... A lista de desculpas é gigante.

Assim, a primeira tarefa na reaprendizagem alimentar é entender que não é uma tarefa fácil, pois ela modifica alguns padrões que, às vezes carregamos desde a nossa infância. É um processo que vai modificar o seu ritmo de vida, o seu estado emocional, a sua relação com o seu corpo. Vai trazer novos conhecimentos, novos prazeres, novas relações. Vai melhorar a sua autoestima, sua saúde, seu sono, seus relacionamentos.

Dessa forma, reflita sempre sobre sua responsabilidade e seu comprometimento. Avalie com sinceridade e leveza quais são os seus erros, trace um plano para consertá-lo e siga em frente. Pare com as justificativas e pare de achar culpados para o seu comportamento.


Mudar de verdade significa identificar as necessidades de mudança sem dó de si mesmo! É fazer o que tem que ser feito sem corpo mole e não deixar que as outras pessoas e, principalmente você, seja um sabotador do processo. Mudar de verdade exige coragem e posicionamentos firmes diante dos obstáculos. Mudar de verdade significa, muitas vezes, ter que se afastar de um círculo de amizades que não contribuem para a sua felicidade, trocar os locais em que se alimenta, adaptar-se a situações incomodas e, acima de tudo, ter a força interna de permanecer firme até que tudo entre em nova harmonia.


O nutricionista é o profissional que vai ajudá-lo nessa conquista. Seja honesto com ele. Tire todas as suas dúvidas. O objetivo é traçar um plano que se adeque a sua rotina, ao seu dia a dia para que você consiga seguir. Algumas mudanças podem ser negociáveis. Outras não.

Saiba que o seu tratamento pode ser demorado. Lembre-se de que o objetivo é a melhora da qualidade de vida, a sensação de bem estar todos os dias e a consequência disso é a adequação do peso. São as atitudes simples e práticas no dia a dia que vão fazer a diferença nesse processo. Com paciência, determinação e um bom planejamento, geralmente 3 meses são necessários para a incorporar os novos hábitos.

Para conquistar aquilo que você deseja aja com força e persistência. Seja comprometido. Os vencedores são pessoas que estão dispostas a fazer coisas que as outras não querem. Você precisa agir de forma condizente a sua meta. Quando você se compromete, você conquista!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page